quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

A EDUCAÇÃO E A ARTE: um referencial de Arte para Santa Luzia do Paruá

Olá meus amigos professores, leitores e internautas que navegam por essa grande rede de comunicação,em especial ao povo de Santa Luzia do Paruá do meu Maranhão. "Águas valentes" Venho até vocês, para dizer que ando fazendo arte por aqui também. Melhor do que uma arte é fazer duas. Daí que resolvi falar um pouco de Arte e, principalmente, seu Ensino. Se é que se pode ensinar Arte. Não vou carregar, pelo menos agora, para o campo filosófico do tema - Embora devo finalizar esse trabalho fazendo umas considerações finais sobre o valor dado à Arte - Mas, tão somente, eu espero, apresentar uma pesquisa aduirida em arte sobre como ensinar Arte na escola. Claro que já ensinei arte, e ainda ensino. Será mesmo? É preciso ter uma referência? Respondo que sim, falando de educação sistemática, sim. Você diz: "professor Cláudio, tocar violão é uma arte muito dificil de se aprender." Se você não sabe tocar como eu é claro. Mas diz você: "é fácil para quem sabe." Ora, mas ele não nasceu sabendo. Voce diz: "mas ele trouxe o dom." Respondo que todo mundo tem um dom adormecido. Quando escrevo esses carcteres, letras, juntandos os adequadamente, estou fazendo Arte. Veja que você chegou até aqui na leitura porque estou fazendo Arte. Toda arte é uma só Arte. A arte de tocar violão, precede a arte de fazer violão. veja o esboço!


Agora pronto.



Tocando.

Criança tocando violão











Estou falando da arte de tocar violão como exemplo para todas as atividades artísticas. Essa frase "quém tem a vontade, játem a metade" dita por Joselito Pereira resume bem o que vem a ser uma aprendizagem. No que se refere Ensino/Aprendizagem, só é possível aprender se tiver a intenção de aprender. Também só ensina se tiver a intenção de ensinar.
Quanto a tocar violão, essas dicas Erimilson Lopes Pereira mostrar como tudo é possível.
Não importa o que o levou a querer tocar, e sim; que mentalize a idéia que você
PODE e VAI conseguir.
 Todos que você vê tocando maravilhosamente passaram pelo mesmo processo
que você, ou seja; tiveram que aprender do zero.
 Qualquer um pode aprender, embora alguns tenham mais facilidade para assimilar
mais que outros. Entretanto, o que determina o sucesso quase sempre é a FORÇA
DE VONTADE de cada um.
 Quanto tempo vai precisar? --- todo aprendiz pergunta isso. --- VOCÊ é quem

estabelecerá conforme seu esforço aliado à sua atenção ao treinamento, Mas não se preocupe com o tempo, pois ele passará do mesmo jeito. Seja perseverante e saboreie cada passo do curso como um degrau alcançado.
 Leia as lições atenciosamente, mentalize-as e se preciso, releia-as até que tenha
compreendido bem.
 Pratique cada exercício e siga as instruções minuciosamente. Cada passo é
essencial para o passo seguinte, assim como numa construção; um tijolo sobre o
outro, etc.
 A teoria sem a prática de nada vale. Contudo, o conhecimento sobre a teoria
somado à prática eleva sensivelmente a qualidade do músico.
1a regra do músico; NUNCA despreze uma música ou um estilo musical, todos são
válidos e merecem no mínimo; respeito.

Como você pode ver, não fique admirado se um dia aprender uma coisa que você dizia não ter "Dom".

A arte parece ter sido mistificada como uma coisa inacessível a todos, exceto para quem tinha talento, cultura e, principalmente, para quem tinha uma mente privilegiada. De tudo isso a arte se tornava elitizada. Mas hoje podemos dizer que todo mundo faz arte de qualidade. Não há ação humana que não se resume em arte. Arte de viver, arte de falar do seu jeito, arte de cantar, de moldar, de pintar, de digitar, de copiar, compilar, plagiar, parodiar... andar... dizemos que uma criança fez uma arte quando subiu na árvore. Tudo parece ser arte. em cada tempo o homem só faz arte. Faz arte, para se expressar, compartilhar, denunciar, criticar, concordar, discordar. A beleza da arte barroca, com seus traços sutilmente contonados chega a uma apriximação realista da forma natural do nosso universo obsevável. Essa imagem abaixo é do nosso maior artista barroco que conhecemos por aleijadinho. não vou contar a biografia dele, até porque você da deve saber. mas logo abaixo eu coloquei uma Arte contemporânea, ou seja, do nosso tempo.

A arte conteporânea
sendo assim, eu vou postando de acordo com minhas predisposição para fazermos uma viagem no mundo da Arte. o próximo poste vou falar sobre o referencial dado ao ensino de arte no maranhão. o que é comtemplado na LDB, nos PCNS e Constituição.

Um comentário:

  1. Notei uns "errinhos ortográficos" em algumas palavras,mas já disse, vou reeditar.

    ResponderExcluir