segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Sistema solar


Origem do Sistema solar

A pergunta mais intrigante que fazemos é sempre uma que rezume em várias: qual a origem do Universo, quem criou o Universo, como surgiu o Universo que pode ser acrescentadas relações de: de onde eu vi, para onde vou e outras que você leitor pode acrescentar. se voce é religioso não vai precisar ler nada do que escrevo porque você tem a resposta para tudo, então logo você resume com uma frase: tudo foi Deus. Porem, se sua curiosidade é tanta a ponto de não temer a curiosidade da árvore que tem o conhecimento do bem e do mal, não é porque você sabe que foi deus que fez tudo que não vai querer saber como foi que Deus fez. Pois bem, se você não é da religião deve estar sorrindo ou achando chato esse assunto que parece nada dizer. Mas é verdade também, que se a religião é um freio do pensar é certo também que em busca de um pensamento elevado ao nivel divino temos necessidade disso, por enquanto.

Quando pergunto: como começou o Universo estou considerando que o Universo teve um momento que não era universo, mas outra coisa. então me venho também a me perguntar se o Universo não era universo, se era o quer então. Então me dou conta que a palavra Universo é a união de dois Versos opostos. Então. a pate que fica inversa a essa pode ser mais bela ou mais feia se passo a pensar em dualidade, logo meu pensamento se cansa de ficar dizendo que o que tem um começo tem um fim, não precisamente um final, mas pode ser uma finalidade infinita necessaria sempre. que se esse lado é quente o outro pode ser frio, que se a maçã daqui é doce, do outro lado deve ser amarga...

um certo dia me fizeram a pergunta referida e respondi que Universo na verdade nasceu com um risco de um graveto no chão da Mesopotâmia a muitos e muitos anos. Mas como, foi a resposta.

Se vamos identificar o origem de uma coisa tão grande aos nosso sentidos devemos reduzir-los a tamanho ideal. o que acontece com as pequenas também acontece com as grandes seja do tamanho de um Universo, seja do tamanho de um Átomo. eu não sei como muita gente não se deu conta da frase de Heráclito sobre o fogo ou famosíssima frase: " não banhamos duas vezes no mesmo rio" tem gente que não ver assim. pior, fica sem nada enxergar. quem poderia dizer com certeza e precisão o que acontece ao rasto que deixo tras de mim ao sair apressado à passear ou correndo ao léu.
Então posso dizer que nada existe de estável e definitivo  na natureza; tudo muda continuamente - daí, posso dizer que não banho duas vezes no mesmo rio porque cada coisa é e não é, ao mesmo tempo. Todo o Universo está submetido á um eterno fluir e a vida requer contradição, antagonismo, guerra. Eu mesmo sou e não sou, porque existir, viver, significa tornar-se, ou seja, mudar a própria condição atual por uma outra. cada coisa está submetida ao tempo e as transformações infinitas: não há nada no mundo verdadeiramente estático e mesmo o que parece parado ou constante é na ralidade mutável. Em conclusão: o ser das coisas é o seu vir a ser sempre. como diz Heráclito que a vida é uma criança que brinca, que movimenta as peças do tabuleiro porque tudo flui e nada permanece e o Sol é novo não somente a cada dia, mas a todo instante.
voce deve dizer que eu estou enchendo linguiça e não digo em uma só frase como se originou o universo, mas se fosse um leitor esperto e familiarizado com a leitura já teria percebido que já mostrei como. Porem, se voce ainda não entendeu, permita-me seguir guiando você ao entendimento. Vou escrevendo aos poucos este trabalho. Tenho que comer, banhar, comprar, namorar... pois é. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário