terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

ARTE E EDUCAÇÃO: um referencial de Arte para Santa Luzia do Paruá

De acordo com a formação continuada de professores promovida pelo estado do maranhão em 2010, as refencias sobre o ensino de arte no Ensino Médio se deu como uma forma de expresão mais sublime, isso porque, nada parece ser arte. O autor do texto assim fez sua considerações:
A inserção de arte na educação escolar brasileira se deu de forma lenta, mas progressiva, tendo alcançado, com a promulgação da lei 9.394/96, a importância que lhe havia sido negada desde quando fora utilizada, pela primeira vez, ainda no período colonial, como instrumento didático da catequese. Considerada pela escola, durante muito tempo, como atividade de pouca relevância formal, passou agora a constar dos conhecimentos obrigatórios da educação básica com a finalidade de promover o desenvolvimento cultural dos alunos (art. 26 § 2°. integrada, nos PCNEM, á área de linguagem, códigos e suas Tecnologias, a Arte compõe o corpus de conhecimentos essenciais ao desenvolvimento do educando, com vista à construção da cidadania plena.
Ao instituir a arte como forma de conhecimento humano a ser produzido e veiculado na educação escolar, a nova configuração do Ensino Médio propõe-se a enfrentar os desafios decorrentes das transformações velozes do mundo contemporâneo, levando em consideração, também, o processo democrático vivenciado nas duas ultima décadas em prol de mudanças no ensino da Arte, protagonizado por professores, estudantes de arte, associações de arte-educadora, instituições culturais e universidades.
Assim, objetivando romper barreiras que a muito impedem a presença salutar da arte na realidade concreta da escola brasileira, as autoridades educacionais estabeleceram parâmetros nacionais inserindo esse conhecimento no currículo da educação Básica, fundamentando-se nos conceitos contemporâneos mais relevantes e na epistemologia da área, nas experiências de professores e artistas, nas pesquisas empreendidas por especialistas, nas praticas informais de arte-educação e, especialmente, na realidade da sala de aula.
Assim, feitas essas considerações, vamos ao próximo poste que falaremos do conhecimento em Arte e suas diversas Linguagens.

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