terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

EDUCAÇÃO E ARTE: um referencial para Santa Luzia do Paruá

Mas o que é mesmo Arte? vamos ver como podemos conhecer arte. De acordo com a pesquisa que fiz, podemos dizer então que as artes ( são muitas?) já foram descritas de maneira diferentes, vigorando, por muito tempo, uma visão elitista que a concebia como algo feito somente pelas mentes e mão privilegiadas de mestres extremamente cultos, com a finalidade de promover a elevação espiritual dos que podiam freqüentar espaços nobres. Quando dirigida ao povo, assumia um ostentação de poder ou o meio de transmissão de lições morais e religiosas.
Contudo, no decorrer do século passado, pensou-se a pensar a arte como “exprimindo ou transmitindo conhecimento humano” (BRONOWSKI, 1983, PG 77) Ee ter a particularidade de envolver um conjunto de idéias elaborada de maneira sensível, imaginativa e estética.
Todas as culturas desenvolveram praticas que podem ser classificada como artísticas, sejam elas visuais, dramática, poética, musica, etc., ou melhor, produziram artefatos, idéias e obras resultante da imaginação do homem, externando a sua capacidade de percepção e reformulação da realidade. Em outras palavras, pode-se dizer que, ao produzir cultura, homens e mulheres interagem com a natureza e seus semelhantes, construindo linguagens que articulam significados e sistemas arbitrários, de representação que variam de acordo com as necessidades e experiências da vida em sociedade.
Conforme preconizam os PCNEM, a “principal razão de qualquer ato de linguagem é a produção de sentido” e o seu objetivo maior é a interação, a comunicação e a expressão. Mediantes as práticas sociais o homem cria linguagem verbais e não- verbal, que se entrecruzam em sistemas visuais, sonoros, audiovisuais, cênico, poético e outros. O conhecimento que se produz na e pela linguagem, por sua vez, cria novos códigos que são partilhado, reestruturados e ressignificando no âmbito da coletividade.
Ao figurar na área de linguagens, Códigos e suas Tecnologias, as artes assumem um papelidade de utilizar diferentes formas de pensar, criar, agir e conceber a liberdade. Enquanto objeto do conhecimento, a arte permite “aos alunos apropriarem-se de saberes culturais e estéticos inseridos nas praticas de produção e apreciação artísticas, fundamentais para a formação e o desempenho social do cidadão” (BRASIL, 1999, P. 148).
Essa tarefa do setor educacional desenvolvia por meio do ensino de arte, inicia-se na Educação Infantil, prossegue no ensino fundamental e tem continuidade no Ensino médio, por meio do trabalho pedagógico com música, teatro, as artes Visuais e a dança, ampliando-se, nesta ultima etapa da educação básica, para os saberes referentes a outras manifestações artísticas, a exemplo das artes audiovisuais.
Para que essas orientações sejam passiveis de execução nas escolas maranhenses, há de se empreender um esforço em diferentes âmbitos, setores e seguimento da sociedade, com vista à implantação de políticas publicas relativa ao currículo, à formação continuadas dos docentes, à dotação de ambientes e materiais pedagógicos adequados nas escolas, dentre outras frentes de trabalhos. Como parte dessas ações, este documento visa orientar as escolas e os professores quanto à definição das finalidades do ensino da Arte, à seleção dos conteúdos da disciplina, à implementação de projetos didáticos e a forma de avaliação do processo de ensino/aprendizagem.
Entendeu? rsrsrsrs... Mas não basta só fazer arte, vamos contextualizar! no próximo poste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário