terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

EDUCAÇÃO E ARTE: um referencial para Santa Luzia do Paruá

Contextualização do Ensino da Arte

Na trajetória da educação, o ensino da arte foi caracterizado de diversos modos. O positivismo e o liberalismo implementaram, no século XIX, uma visão utilitarista, a qual foi substituída, posteriormente, por uma abordagem que cultivava o processo em detrenimento do produto decorrente das idéias escolanovista. Nesse tempo, a disciplina adquiriu varias nomenclaturas, como Desenho Artístico, Desenho Geométrico, desenho livre, dentre outras, tendo sido matéria obrigatória na época do estado novo, intitulada canto Orfeônico.
Seguindo a orientação da UNESCO (2002) para os países em desenvolvimento, a arte assumiu status de prática educativa mediante a LDB de 1961 (Lei 4.024/61), o que influenciou diretamente as escolas vocacionais, os colégios de aplicação e os estabelecidos experimentais de ensino, onde se desenvolveram praticas educativas bastante positivas na disciplina. Surgiram, nessa época, novas concepções e abordagens pedagógicas com nomes de educação Musical, Artes Plásticas, artes ciências e Desenho.
Contudo, a obrigatoriedade da disciplina só foi só foi implementada dez anos mais tarde (Lei 5.692/71), embora a Educação Artística tivesse sido abordada de forma adequada, conforme reconhecem os PCNEM, como mera proposição de atividade artística, muitas vezes desconectadas de um projeto coletivo de educação escolar, sendo que os professores deveriam atender a todas as linguagens artísticas, mesmo aquelas para as quais não formaram, com um sentido de pratica polivalente, descuidando-se de sua capacitação e aprimoramento profissional (BRASIL, P. 151).
O panorama descrito no parágrafo anterior ainda não foi alterado na maioria das escolas brasileiras, com raras, porem, expressivas, exceções. Sem uma consciência clara acerca da arte no currículo escolar, os professores não são capazes de perceber, conceber um quadro um quadro de referencias teórico-metedológicas que favoreça o seu ensino e der garantia de aprendizagem ao aluno (s). Ficam, portanto, à mercê das orientações de diretores e coordenadores de escola que, geralmente, desconhecem os propósitos e os conteúdos do ensino da arte, inclusive porque eles próprios não tiveram uma formação adequada, seja na Educação Básica ou superior.
No novo ensino médio, os conhecimentos de artes referentes a linguagens artísticas, DE SEUS MODOS DE ARTICULAÇÃO FORMAL, das tecnologias, ás técnicas e aos materiais e procedimentos de criação artística e estética por meio do estudo, investigação e prática -, torna-se fundamental conferir ao ensino da arte a possibilidade de propiciar ao educando um nível de competência que o habilite os sistemas sígnicos que constitui a produção, apreciação e a contextualização dos conhecimentos da área.

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