quarta-feira, 18 de abril de 2012

O princípio é a água (Tales)

PROBLEMA: Qual é a origem do mundo... Existe um principio primordial ( arché) do qual tudo deriva...

TESE: Segundo Tales, o princípio primordial deve ser identificado na água. a resposta pode parecer insatisfatória, mas sua importância reside no fato de que pela primeira vez na história do pensamento busca-se uma solução racional, não mais mítico-fantástico, dogmático, doutrinário, religioso. Isso pode ser confirmado pelos motivos expostos por Tales: as sementes, como todos os alimentos são úmidas.
Conhecemos o pensamento de Tales somente por meio de testemunhos deixados por outros filósofos. entre esses, destaca-se Aristóteles, que dedicou as primeiras páginas de sua obra Metafísica a um breve resumo sobre os pensadores que o precederam.

    As primeiras filosofias eram naturalísticas, ou seja, buscavam uma explicação exclusivamente natural para os fenômenos naturais. então, para a maior parte daqueles que filosofaram pela primeira vez pensava que o principio de todas as coisas era somente de ordem material. de fato, eles afirmam que aquilo de que todos os seres são constituídos, do qual se originam e no qual se extinguem é elemento e princípio dos seres, pelo fato de constituir uma realidade que permanece idêntica mesmo na transformação das sua afeições... Por esse motivo, acreditam que nada é gerado - de fato nada é gerado, nada é criado, mas tudo é transformado e somente isso. isso é fato - e nada é destruído - de fato não se pode destruir, dá sumisso nem mesmo ao menor átomo, e, portanto, o que não pode ser destruído também não pode ser criado - posto que tal realidade se conserva sempre.

                                     O arché é o princípio, aquilo que permanece em transformação

     não costumamos falar que Sócrates é gerado, em sentido absoluto, ao se tornar belo ou músico, muito menos dizemos que ele morre ao perder essas características. Pelo simples fato de o substrato (nesse caso, o próprio Sócrates) continuar existindo, tambem devemos dizer que não se corrompe, em sentido absoluto, nenhuma das outras coisas: efetivamente, deve haver alguma realidade natural (só uma ou mais que uma) da qual derivam todas as outras, enquanto aquela continua a existir, imutável.


      As argumentações de Tales baseiam-se na observação e no raciocínio.

  entretanto, esses filósofos não estão de acordo quanto ao número e á espécie de tal princípio. Tales diz que esse principio é a água (por isso, afirma que a Terra flutua sobre água), essa convicção da constatação de que o alimento de todas as coisas é úmido, e de que até mesmo o quente é gerado do úmido e vive no úmido. Ora, aquilo do qual todas as coisas são geradas é, justamente, o princípio de tudo, e a água é o principio da natureza das coisas úmidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário