quarta-feira, 26 de outubro de 2011


1        Senhoras e senhores, ao vivo diretamente da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul para todo Brasil em cobertura exclusiva da TV Rio Sul e Globo News, estamos mostrando um incêndio na PUCRS. Ainda não sabemos o motivo do incêndio, mas alguns comentam que se trata de algo místico e sabedoria, mas não sabemos o que. Uma carcaça foi encontrada próxima a zona da calamidade, na Bíblia Mano José Otão, que provavelmente foi aonde pegou a calamidade. Narram que se trata da carcaça de um educador de história. Não temos como promover os subsídios, mas suspeita-se que a carcaça foi desvirtuada, além disso, com existência para o HUSL Nosocômio Universitário São Lucas no campo da própria universidade. Vou conversar aqui com uma pessoa que diz saber algo.



2        Aquele em que todos os ensinos reincidem sobre as mesmas questões e tendem as mesmas conclusões vai sozinho para seu objetivo e vive consequentemente. Só esse é bem civilizado. Porque uma correta instrução integra os três momentos educativos.


3   O apostolado diz: A múmia é um crime. A sabedoria diz: O cadáver é um revólver. A vulgarização diz: A corporação é um comércio. O indivíduo diz: Eu sou uma brincadeira. Entende o poeta.


4       Certamente sou um professor mal educado porque minha educação escolar me fez assim. Sou um produto do sistema escolar porque a maior parte de minha vida tem sido na escola. Mas não é assim porque sempre pergunto: para que serve isto? E esse modo de pensar não me foi dado pelo homem, mas pela minha natureza humana em contato direto com as coisas uteis e inúteis. Assim também é notório em nosso aluno contemporâneo do século XXI. Mas por que continuam atendendo não a sua vontade, vão à escola?  Lá ficam até receber um papel timbrado dizendo que ele está preparado não se sabe para que. Para viver é que não pode ser. Mas o confortam com um “seja lá o que Deus quiser


5 Desses três ensinos diferentes, a do gênio não depende de nós, a dos eventos só em alguns aspectos. A dos mortais é a única em que realmente somos soberanos; mesmo assim, só o somos por hipótese, pois quem pode confiar administrar absolutamente os verbos e os duelos de todos os que contornam uma criança?

6 Eu sou um cadavérico clássico para quem a pedra de meu jazigo foi outro clima natal, a minha pedra filosofal.


7  Moisés e Brás Cuba que, além disso, computaram suas destruições. O primeiro, em seu Pentágono Folhoso, acendeu pelo título, mas o outro pela conclusão, mas eu pelo elemento. Também fui escoltado por onze amistosos. Sem publicidade, pois não frequentava o Orkut e um brilho rasgou a trama elétrica. Deixei ao meu amigo fiel trinta moedas de metal amarelo para que ele articulasse que tudo que estava sucedendo era o meu próprio humor que me gabava. Como ele foi correspondente: Bebia, fumava e de tudo fazia com alegria.

8    Mas talvez o cabo gênio tenha uma acepção não resolvida. Concorre, então, resolvermos aqui.


9    Dizem que o caráter é exclusivamente a rotina. Que isso quer articular? Não existem tradições que só se contagia pela energia e jamais perdem o temperamento? Assim é, por exemplo, o costume das plantas cuja orientação aprumada é aborrecida.


10    Mas não é que as plantas, mesmo as rasteiras, a Hera, que ornamenta o muro de meu castelo, são trepadeiras! Curva-se, entorta-se para atingir seu fim, e mesmo que o atinja, a envergadura é a cicatriz dessa luta correspondente que persiste por toda a sua história. Posta em livre-arbítrio, a projeto conserva mesmo a inclinação que fizeram a tomar, mas o seu fim é mesmo volver a sua configuração selvagem, pois franca gira ereta na perpendicular. Mas o cajado que brotou incorruptível ficou desleal quando lhes extraiu o alvedrio, pois bastão que brota inclinado nunca se apruma porque a sua envergadura é genial. E Onório passa andar na mesma direção, mas, mesmo assim, sua raiz permanece. Então, quando resolve mudar, volta ao seu estado cômodo. O que não é mais apropriado na empresa.
(continua no proximo poste)

Nenhum comentário:

Postar um comentário